Skate

Skate

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Trechos da entrevista com César Gyrão, skatista e editor da revista Tribo



Quais foram as primeiras revistas de skate no Brasil?
Em meados dos anos 70 surgiu no Rio de Janeiro a primeira revista sobre skate chamada Eskaite, que durou apenas 2 números apenas. E em 79 surgiu a revista Brasil Skate, que era “filial” da Brasil Surf, pois desde o princípio o skate teve muita ligação com o surf e foram 3 números apenas. E nos anos 80 surgiu a Overall, Yeh e revistas com menos importância como a Skatin, Vital Skate e fanzines com grande tiragem com 30 mil exemplares, por exemplo. E nos anos 90 todas as revistas pararam e a revista Tribo surgiu em 91, foi composta por skatistas, que trabalharam em outras revistas e dois anos depois surgiu a 100% Skate, e outros veículos regionais importantes no Rio de Janeiro, por exemplo, como Rio Skateboarder, Rio SK8.
Como se deu a popularização do esporte?
O skate é um esporte bastante popular e segundo a pesquisa do Data Folha de 2006 há por volta de 3 milhões e trezentos mil praticantes. E a tendência é cada vez mais o skate atingir mais praças e pessoas. Por exemplo, o governo do estado do Ceará este ano resolveu implantar um projeto que envolve o skate, irão criar até o próximo ano 20 pistas espalhadas por todo o estado. Porque o governo cearense muito sabiamente percebeu que o skate reúne toda a juventude, desenvolve muitas habilidades, como coordenação motora, concentração, criatividade, resistência física ao impacto.
O skate também é uma ferramenta de inclusão social, pois é feito um trabalho com os jovens da Fundação Casa, antiga FEBEM, a prefeitura de Barueri também desenvolve um projeto para a os jovens que envolve o skate nas pistas públicas.
Em minha opinião o skate está acontecendo e essa é a evolução do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário