Skate

Skate

sábado, 30 de maio de 2009

Skate também para mulheres


Skate é esporte pra homem, certo? Errado. Desde os anos 60, as meninas enfrentam preconceito, mas nada que faça com que elas deixem de praticar o esporte. É o que conta a skatista profissional Giuliana Ricomini, 26 anos, skatista há 13 anos. "As mulheres sempre estiveram em menor quantidade que os homens, desde a década de 60", conta Giuliana.
O preconceito ainda existe mas diminiu e hoje tem produtos de skate só para meninas e muitas delas com muito potencial, porém mesmo com o crescimento do skate no país as meninas ainda lutam contra as dificuldades.
Algo que incomada e muito as skatistas é o fato de não existirem campeonatos para as mulheres, os torneios sao disputados com os homens, chamado de campeonatos mistos. Falta um investimento no esporte em relacao a isso, porém falta interesse em solucionar o caso.
Apesar das dificuldades, Giuliana diz que não se arrepende de aos 16 anos ter saído da casa dos pais e vindo para São Paulo aprender skate com Flávio Ascânio,bicampeão brasileiro e especialista em esportes radicais, professor de educação física e preparador de atletas. "Foi uma experiência legal, aprendi bastante". E lembra, com saudade, do momento que nunca esqueceu no skate: "Foi quando eu desci o meu primeiro corrimão, lá no Parque Espacial. Não era grande, mas era o meu sonho desde pequena".
Contudo é certo que nos proxinos anos o skate vai se tornar um dos esportes mais praticados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário